07/04/2010

7 de abril "Dia Mundial da Saúde"

Você assim como eu gosta de carregar no sal?


Hoje o mundo inteiro comemora o dia mundial da saúde e foi pensando nesse tema que me fiz uma auto-avaliação de como anda minha saúde e de como estou cuidando do meu corpo. E uma das coisas que notei já faz um tempinho é sobre a quantidade de sal que consumo, na verdade esse é um hábito que já vem desde criança, meu pai sempre gostou de muito sal na comida e eu amo aquele sabor maravilhoso que faz toda a diferença. Mas como sou uma profissional da área da saúde não posso mais negar os malefícios que o consumo do sal pode trazer a nossa saúde.

Busquei algumas dicas de como podemos reduzir o consumo de sal.
São 5 passos que tirei da revista Cozinha Faça Fácil que tem como fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão.

1 Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por
temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão,
majericão, gengibre, coentro e cominho ou qualquer condimento e ervas que acentuem o sabor;
2 Evite temperos industrializados, como catchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados. Atenção para o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote;
3 Cuidado com as conservas, como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados, como extrato de tomate, milho e ervilha (alimentos conservados em sal), e os salgadinhos, como batata frita, amendoim salgado e cajuzinho;
4 Evite carnes salgadas como bacalhau, carne-seca e defumados;
5 Evite saleiro à mesa.

Eu junto a essas dicas uma vida menos sedentária, com exercícios diários. Para aqueles que não tem tempo como eu, uma caminhada de ½ por dia já ajuda bastante.


Lendo estas dicas podemos pensar Uau desse jeito não vou poder comer mais nada! Não é bem assim, eu sempre penso que a melhor coisa é usar a Palavra de Sabedoria e sermos moderados em tudo que vamos fazer neste caso comer. Sem exageros podemos ter uma vida mais saudável e tranqüila. Espero que essas dicas sejam úteis e que cuidemos melhor de nós mesmos.

Vamos lá, é melhor Prevenir que Remediar!

Um comentário:

Elisabete Affonso disse...

amei as dicas, oii, seu blog tá um encanto, passe no nosso e pegue um selinho p vc!!!
Beijinhos